1 – NÃO ATUALIZE O PS3 PARA UMA VERSÃO DE FIRMWARE DIFERENTE DA 3.55 SE NÃO QUISER PERDER A FUNÇÃO DE BACKUPS;
2 – No caso dos que usam dongles (e não usam CFW’s), sempre desligue o console completamente da tomada (no PS3 FAT basta desligar o botáo atrás) antes de inserir o JailBreak e após retirá-lo (e se possível sem BD algum dentro);
3 – Feche sempre o Cliente FTP entre um operação e outra (às vezes ficam lixos em sua memória), ou pressione F5;
4 – Os homebrews ou arquivos com extensões PKGs tem que serem instalados com pelas CFW’s através da opção install pakage files no menu game);
5 – Não use Wireless para se comunicar com o PS3. Apesar de funcionar, a conexão é bastante sofrível e os dados podem corromper;
7 – Os tutoriais aqui apresentados podem funcionar tanto em CFW quanto na Firmware 3.41 oficial usando um dongle jailbreak qualquer. A diferença é que no caso das CFW’s não precisamos mais desligar o console e tão pouco pressionar Power e depois Eject;
8 – Usando o hd interno, recomendo evitar a instalação dos dados do backup no HD (naqueles que tiverem opção para isso) pois não ganharemos nada, muito pelo contrário. Perderemos espaço (8 GB no GT5 por exemplo) e um pouco da velocidade;
9 – Ao atualizar para qualquer CFW, favor apagar todos os dados dos jogos (“Utilitário de Dados de Jogos” ou “Game Data Utility”) e depois atualizá-los (se não existir atualização, provavelmente terá que voltar com os eboot’s e param.sfo’s originais caso os tenha modificado), usando para isso o próprio PS3, ou via PC
10 – Antes de atualizar para qualquer CFW, retire qualquer BD que estiver dentro do seu console e logo em seguida, desligue-o completamente (inclusive da tomada) tirando o dongle Jailbreak, caso haja. Ligue-o normalmente (conecte o PS3 na energia e o ligue pressionando somente uma vez o botão Power). Depois, com a CFW já instalada, não será mais necessário pressionar Power + Eject. Continue ligando o se PS3 normalmente com um toque na tecla Power, como se nada tivesse sido modificado.

Glossário – Termos comuns! CFW – Abreviatura de Custom FirmWare, ou seja, uma firmware customizada. Isso significa que alteraram o conteúdo da firmware original a fim de criar facilidades, desbloquear ou criar funções dentre outras finalidades. Atualmente a mais conhecida no mundo é a Rebug 3.55.1 baseada na OFW 3.55.
Firmware  – É o “Sistema Operacional” de um aparelho, basicamente responsável pelo controle do hardware, dos processadores, da memória, da interface e afins. Com ele temos duas variantes: a CFW e a OFW.
OFW – Abreviatura de Oficial FirmWare ou seja, uma firmware original. Isso significa que ela não está alterada e é fornecida pelo próprio fabricante do hardware, neste caso, a Sony. A última versão da firmware oficial é a 3.65.
SPOOF – Arquivos que são gravados na flash2 do PS3 e fazem ele pensar que está atualizado. Até a versão 3.60, quem tinha o Spoof instalado tinha acesso a PSN, porém a Sony alterou o método de autenticação e hoje em dia o Spoof serve apenas para que você, seu irmão, primo ou coleguinha não atualize seu ps3 sem querer, perdendo assim o desbloqueio.
    1. Qual é o melhor Cliente FTP e como eu o configuro?
      Resposta: Filezilla.
      Solução: Depois de instalado, siga os seguintes passos: Com o multiman aberto no PS3
      1. Clique em Arquivo e depois em Gerenciador de sites;
      2. Clique em novo sítio e nomeie-o como PS3, por exemplo;
      3. Em ‘host’ preencha o IP do PS3 (aparece no Multiman no file manager acessado pelo L1 no menu xxmb);
      4. Deixe ‘Tipo de Servidor’ em FTP e ‘Tipo de Logon’ em Anônimo;
      5. Selecione ‘Limitar o número de ligações simultâneas’em ’1′ (não precisa definir em ativo);
      6. Clique em ‘Conectar’
    2. Qual a pasta certa para copiar os jogos?
      Resposta: Existem dois lugares que se podem copiar os dados: no HD interno do PS3 e em mída externa plugada na USB (pendrive ou HD externo).a – Se quiser enviar os arquivos por FTP:
      Solução: No HD interno o caminho é ‘dev_hdd0games, já na mídia externa o caminho é ‘dev_usbGAMES’;b – Se quiser enviar os arquivos diretamente no PC (em uma midia formatada anteriormente em FAT32): Solução: A unidade que o Windows detectou no diretório GAMEZ (Ex.: ‘X:GAMES’) multiMAN : Ele detecta 6 tipos de pastas distas e pode usar os backups simultaneamente destas.
      Obs.: A estrutura de um jogo é mais ou menos a seguinte:
      CODE
      /dev_hdd0/

      …….GAMES/
      …………BLUS30515/
      ………………..PS3_GAME/
      …………………….ICON0.PNG
      …………………….ICON1.PAM
      …………………….PARAM.SFO
      …………………….PIC1.PNG
      …………………….PS3LOGO.DAT
      …………………….SND0.AT3

      ………………..USRDIR/
      …………………….EBOOT.BIN

      ………………..PS3_UPDATE/
      …………………….PS3_DISC.SFB

      O “BLUS30515″, é a pasta do jogo exemplo e ela deve estar dentro da pasta padrão do Multiman (neste exemplo /dev_hdd0/GAMES).
    3. Posso desinstalar um manager? Para usuários que não usam Multiman!!!
      Resposta: Não. E se por acaso você fizer isso, poderá perder TODOS os seus jogos previamente enviados (dependendo da versão do manager). Para saber se pode ou não excluir tranquilamente seu manager, veja quantos Megas ele possui. Caso apresente o valor em Gigas, é porque ele está contando com seus jogos. Neste caso, se quiser mantê-los, terá que copiar a pasta de onde eles estão para uma temporária qualquer e depois, para o local apontado pelo seu novo manager.
    4. Após atualização meu PS3 deu brick, o que faço?
      Resposta: Relatos internet afora dizem que o processo de atualização feito de maneira incorreta pode ocasionar estes problemas. Siga a risca meu tutorial e se possível faça o backup de todo o seu PS3 (garantia a mais). Felizmente parece que uma das soluções para o problema é simples e envolve poucos passos.
      Solução:
      1. Retire o HD do seu PS3 e formate em um PC;
      2. Prepare um pen drive ou hd externo com o OFW 3.55 (OFW = Oficial FirmWare) e seguindo o raciocínio das pastas (PS3UPDATEPS3UPDAT.PUP);
      3. Coloque o HD de volta no PS3, plugue o externo e siga as instruções que surgirão na tela;
      4. Volte o backup, se tiver.
Obs.: Se não conseguir, somente procurando um técnico bom que tenha um Chip Infectus para regravar a sua NAND.
  1. Como eu formato um HD com mais de 32GB em FAT32?
    Resposta: No Windows, este é o limite usado para reconhecer a possibilidade de uma formatação direta em FAT32.
    Solução: Use este programa aqui para formatar o disco corretamente, compatível com o PS3.
  2. Posso entrar na PSN com a CFW Rebug ou qualquer outra?
    Resposta: NÃO
  3. Atualizei meu PS3 sem querer e agora? Quando vai sair desbloqueio?
    Resposta: Já era, e não vai sair a não ser que descubram um método hiper motherfucker style HD.
    Porém nem tudo está perdido. As novas CFW saírão e apenas quem está na3.55 será capaz de instalá-lo. Mas foi divulgado ontem que foi descoberto um exploit para a OFW 3.56 e isso não permitirá uma CFW e sim uma tarefa que você terá que executar sempre que ligar seu PS3, coisa que era feita com o PSP antes de sairem as CFW.
  4. Meu jogo não tá funcionando, e agora ?
    Resposta (by Cap. Alma Negra): Neste caso temos que avaliar o que está acontecendo e com que jogo isso estah acontecendo !Alguns jogos só funcionam no HD interno, e outros só no Externo e com BDmirror ativado, mas uma coisa é básica e todos já deveriam saber: É REGRA BÁSICA SEMPRE MANTER UM DISCO NO DRIVE PARA RODAR OS JOGOS !!!!
    Mas pq ? Simples ! Pq rodar jogos sem o disco é um plus que nem sempre funciona, e cá entre nós, não custa nada esquecer um disco lá dentro do drive, né ? se vc não tem nenhum, aproveita que está economizando horrores baixando os jogos de graça, e compra um jogo qq usado, o mais barato e fuleiro, só pra vc dar boot nos seus jogos.
    Seguindo este princípio básico as chances de não funcionar são pequenas, salvo é claro os jogos que tem problema com incompatibilidade de firmware, ou seja, jogos que foram desenvolvidos para só rodar em firmwares atuais. Neste caso nós temos os famosos “Fix´s”, que nada mais são do que o arquivo “EBOOT.BIN” E “PARAN.SFO” modificados !
    Eles podem ser disponibilizados soltos (neste caso vc instala manualmente, substituindo a arquivo original na pasta do jogo), ou em forma de PKG, que é a alegria da garota, pois basta botar no pendrive e executar no ps3 ! mais molezinha impossível !!!
    Vale a pena lembrar também que o responsável pela execução do jogo, é o manager, e neste caso o melhor e mais usado é o MULTIMAN. Nem preciso dizer que vc deve sempre manter o seu atualizado, e que nós aqui no forum disponibilizamos uma versão modificada e otimizada para melhor funcionamento … Baixe e divirta-se !
  5. A CFW também tem a ver com isso ?
    Resposta (by Cap. Alma Negra): Sim ! Mas pq ? Porque a CFW não serve exclusivamente para vc “abrir” o sistema para instalação de aplicações de terceiros, ela é a base de todas as aplicações, e com tal tem de ser uma base com recursos, para poder facilitar a vida dos desenvolvedores, o que consequentemente melhora o resultado geral.CFW´s são constantemente lançadas, muitas com ótimas modificações, mas infelizmente a maioria não passa de cópia ou melhora do que já foi lançado. Mas como assim ?!
    Tivemos um divisor de águas, quando o GeoHot, se meteu na cena PS3, esse mestre, foi um dos responsáveis pela liberação da CFW que já conseguia acionar o modo de depuração do console e assim permitir a instalação de aplicativos não assinados.
    Depois que ele abriu a porteira, outros grandes nomes da Cena hacker entraram na brincadeira. Para não me aprofundar muito em questões históricas e técnicas, vou resumir o samba !
    As duas primeiras CFW que surgiram e revolucionaram foi a feita pelo mestre Waninkoko, e outra desenvolvida por um grupo que me esqueci o nome mas que batizou sua CFW de Kmeaw.
    A CFW do Waninkoko era muito boa, mas a sua primeira versão provocou brick em consoles mais antigos, das primeiras fornadas de Ps3. Por conta disso, os usuários mais cagões, acabaram não aderiando a esta CFW e passaram a usar a CFW Kmeaw, que não tinha histórico de bricks mas por sua vez é cheia de bugs e mostrou inconsistência e incompatibilidade com vários jogos.
    Curiosamente a CFW Kmeaw reinou por um bom tempo, simplesmente pelo fato de que quem não tem conhecimento, usa o que a maioria usa, e como a maioria não tem conhecimento, todos usavam a kmeaw .. fruto do medo de brickar o console com a waninkoko !!!
    esta CFW reinou até um time super competente entrar em cena, o melhor time de desenvolvedores de CFW, O REBUG TEAM !!!
    Este time foi responsável pelo lançamento da melhor CFW de todos os tempos, capaz de liberar funções de depuração do console antes inacessíveis, e tornar até para o usuário leigo, o acesso a determinadas funções de forma mais intuitiva e segura. Como se não basta-se, os cara só de sacanagem ainda lançaram um Spoof que permitia a piratada se conectar na PSN !!!! e pra ser mais FDP ainda e provar o seu valor, os caras ainda disponibilizaram (para aqueles cagões da Kmeaw, lembra deles ?) um spoof para ser usado em qualquer CFW !!! isso sim é competência !!!
    Aí vem aquele seu amiguinho noob e pergunta: Qual é a diferença da Kmeaw e da Rebug ? é o mesmo que perguntar a diferença de um processador AMD e INTEL … vc consegue explicar isso a um leigo ? sim, consegue, mas nem de longe conseguirá mostrar a real diferença entre um e outro de forma realmente clara. Sendo assim, a resposta mais adequeda é fazer um comparativo simplista entre as duas.
    Kmeaw – CFW antiga e sem nenhum desenvolvimento. Parou no tempo e não foi capaz de consertar nem os bugs que teve na primeira versão, aliás, nunca teve uma segunda versão de correção. Compatibilidade duvidosa com jogos e acumula milhares de logs que são enviados a Sony para gerar banimentos e afins.
    Rebug – CFW nova e com um time grande por trás, continua sendo atualizada. A melhor compatibilidade com jogos e dá acesso ao modo de depuração, possibilitando desde a personalização do sistema, a até mudanças em configurações de nível avançado. Ótima base para os desenvolvedores. Também possui o problema de enviar os logs, mas isso pode ser mudado configurando corretamente. (esta configuração não é possível na Kmeaw)
    Temos também outras CFW´s no mercado, assim como temos a do nosso forum, que foi desenvolvida do zero a partir de uma OFW mas com a ajuda direta dos desenvolvedores da Rebug. Nossa CFW não é a Rebug nem a Kmeaw, ela é diferente, mas aproxima-se muito mais da linha dos mestres da Rebug,mas com modificações e customizações de desempenho e privacidade. Não gera Logs para a Sony.
  6. O que é o Menu Recovery / Recovery Mode e como acesso ele?
    Resposta: Embora existam poucas opções no menu, aparentemente vários usuários conseguiram resolver problemas mais simples nos consoles usando algumas das opções disponíveis, como problemas de firmware, arquivos corrompidos, HD travando, entre outros.Instruções de Acesso ao Recovery Menu
    1. Desligue o PS3 e deixe-o em modo Standby (luz vermelha acesa);
    2. Segure o botão de power. Você escutará um bip ao encostar no botão e outro bip alguns segundos depois. O PS3 vai desligar de novo;
    3. Logo na seqüência (nem precisa tirar o dedo de cima do botão) pressione o botão de power de novo. Você escutará um bip seguido de outro bip alguns segundos depois e logo em seguida 2 bips (bipbip). Tire seu dedo do botão rapidamente logo depois de ouvir os 2 bips;
    4. Aparecerá uma instrução na tela pedindo para conectar seu controle via usb;
    5. Aperte o botão PS e agora você já deve visualizar o Recovery Menu.
    Obs.: Se você usa a opção Standard Definition na configuração de Display, ao desligar o PS3 a primeira vez, você já vai ouvir os 2 bips e conseguir acessar o Recovery Menu.
    Funcionalidades do Recovery Menu do PS3